quarta-feira, 11 de junho de 2025

Últimos dias no Egito

Cidadela

Já voltei há semanas, mas não terminei de escrever e acho que preciso finalizar o registro, já que comecei. Então essa é uma postagem retroativa. Estou escrevendo dia 11/10, no dia do encontro com o pessoal da viagem, os últimos dias no Egito. Fiquei bem doente e esses dias finais foram bem difíceis pra mim.
Dia 13/9, o segundo dia inteiro em Luxor. Fomos visitar o Vale dos Reis, que é o local de enterro dos faraós. Entre outros, lá está Tutankamon, não vou mentir que ele já tá meio passado. Difícil demais a vida do mumificado. Não tirei foto dele. Tá, ele já tem mais de 5 mil anos, mas não gosto da ideia de tirar foto de corpos depois daquela situação com o agora santo Carlos Acutis.

Sarcofágo de Tutankamon

Do corpo, não, mas do caixão, ok. Para os egípcios, macaco era um símbolo de alegria. Então não faltou alegria aqui. Tutankamon não foi um grande faraó. Ele é mais conhecido por ter seu tesouro preservado. Outro faraó foi enterrado em cima dele então os ladrões de túmulo nunca encontraram o tesouro dele. Foi o único tesouro do Egito antigo que sobreviveu. Na área do Vale dos Reis, visitamos três tumbas, além do Tutankamon, que é uma entrada a parte.

Paredes de outras tumbas 

Além das tumbas, fomos pro vale das rainhas. Uma coisa de outro mundo mesmo. Enorme, rico, belíssimo.

O clima é vontade de morrer o tempo inteiro, mas é um sacrifício válido. Acredito que não há nada parecido com isso em nenhum lugar do planeta.
Fascinante. No final de tudo fomos numa loja de escultura. Comprei um gato preto de basalto que chamei de Sphynx. Lindíssimo.
Dia 15 foi o dia das pirâmides e esfinge. Odiei. Achei horrível mesmo. Todo o ambiente. Todos os animais maltrados. Um horror. Senti saudades de Luxor. Já estava bem doente, nas pirâmides fiquei super na bad. Bad vibes demais. Quase não tenho fotos dessa parte. Deveria ter tirado mais, mas já era.

Dia 16 foi o último dia. Finalmente. Ter ficado doente atrapalhou demais viagem. Dia 16 fomos ao museu. Ainda não era o museu novo e já tinham transferido muitos objetos, mas ainda assim foi legal.

Várias lembranças dos alienígenas do passado 

Seguimos pra cidadela. Aí foi muito massa. Lindo demais mesmo. É bem alto então tem uma vista muito legal do Cairo. 

E de lá fomos pra feira. Tomei o melhor suco de limão da minha vida. Com hortelã. Bem geladinho. Muito bom mesmo. Comprei uma caneca. Tenho canecas demais.

Não vou mentir que fiquei muito feliz com o fim da viagem. Esse final foi muito sofrido. Eu estava doente, num ambiente inóspito e tentando aproveitar ao máximo quando a vontade era só ficar quieta até melhorar (que é o que faço quando estou doente). Bem, acabou e foi uma viagem muito legal, mas sofrida.

Nenhum comentário: