quarta-feira, 24 de abril de 2024

Assis

Assis


Finalmente larguei Rimini. Já estava fedendo. Eu ainda quero permanência, mas tem que ser em um lugar que tenha mais pra ver. Rimini é cidade de praia, pra ficar de boa. Não deveria ter ficado tanto. Minha motivação pra ficar lá por tanto tempo foi que o hotel tava o mesmo preço de albergue e tinha café da manhã. Sim, fiquei vários dias a toa, foi bom pra descansar, mas já tava passando da hora de sair.

Vista de Assis 

Minha viagem começou 9h na estação de trem de Rimini. 16h, depois de três trens e um ônibus, cheguei em Assis. Não esperava que seria tanto. Cheguei exausta.
No caminho conheci uma italiana que ficou chocada com minha idade. Disse que achava que eu tinha 29. Ser jovem não é necessário, mas tô aceitando como elogio, apesar de saber que não é bem assim. Também conheci uma moça de Taiwan que me deu uma sugestão de viagem que parece interessante. Vou ver se a logística funciona, se funcionar, vai ser bem legal.
Larguei as coisas no hotel e fui dar uma voltinha. O hotel fica do lado da Igreja de Santa Clara de Assis então foi minha primeira parada 

Santa Clara 

Gente, Santa Clara está aí dentro. Os católicos, cara, não tem jeito. Eu não sabia. Achei que veria uma pedra ou algo assim e já seria muito solene, mas é Santa Clara. Vi o corpo deitado ao mesmo tempo que vi um padre atrás de mim. Foi um susto enorme. Mantive a compostura, mas deu até vertigem. O padre fica guardando Santa Clara, provavelmente pra garantir que ninguém a desrespeite. Bem, precisei me recuperar do susto, depois voltei e rezei um pouco. Sim, continuo ateia, mas acho que eu queria acreditar. Até lá me defino como atéia não-praticante.
Na Igreja de Santa Clara fica a cruz de São Damião. A mesma cruz que São Francisco viu que o fez ouvir o chamado. É uma cruz do período bizantino. Não tenho fotos porque há sinais de não tirar foto e não sou eu que vou desobedecer.

Altar central 

No altar central não tem nada dizendo pra não tirar fotos, então tirei essa. Os vitrais são lindíssimos. Os afrescos são muito bonitos. Amanhã voltarei pra olhar melhor. São muitos detalhes. Algumas partes estão descascando. É um trabalho bem antigo.
Já era hora de fechar, não tinha percebido, e eu estava na parte da cripta lendo um cartaz com as peças que estão na igreja (roupa de Santa Clara e São Francisco etc) e o padre que quase me matou do coração achou uma excelente ideia ficar atrás de mim enquanto eu lia. Não faço ideia de quanto tempo ficou lá. Só sei que ele realmente tem que repensar esse negócio de ser silencioso porque nesse segundo susto quase fui com Deus. Rimos muito. Avisei que volto amanhã pra terminar a visita e que ele pode tentar me matar de novo. Veremos.

Saindo de Santa Clara 

Saindo da igreja, a tempestade estava chegando. Decidi voltar pro hotel pra tomar um banho e trocar de roupa. Agora limpinha e confortável, acho que não vou sair pra jantar, mas estou com fome. Bem, nesse hotel também tem café da manhã.

Escrito em 24/4//24.

Nenhum comentário: