terça-feira, 23 de abril de 2024

Uma voltinha

Portão de Rimini 


Cheguei em Rimini segunda mas não posso dizer que vi a cidade. Estou hospedada na parte da praia, que é distante do centro histórico, então basicamente só vou pra cidade pra pegar trem, de resto, estou na praia. Mas precisava corrigir o erro. Rimini tem um centro histórico importante, apesar de não ser grandioso como Ravena (Ravena é muito rainha). Hoje foi meu dia de passeio pela cidade.

Sábado é dia de Ceasa 

Todas as praças de Rimini estavam ocupadas por feiras. Em Ravena também foi assim. Final de semana armam as banquinhas em todos os lugares. Em Rimini tem a parte de comidas (frutas, verduras, queijos, azeitona etc) e de roupas também. Fica tudo lotado.
Minha primeira parada foi na igreja de Santa Rita. Aqui tudo é muito mais novo. Agora qualquer coisa dentro do século XIX já acho que foi feito ontem. Sendo justa, a igreja de Santa Rita foi construída em 1464, século XV portanto. O detalhe aqui, mais que nos outros lugares que visitei, é que muitos dos prédios foram destruídos na segunda guerra mundial. Então, além de serem prédios recentes, sua reconstrução é muito nova.
Não tirei nenhuma foto da igreja... Lamento. Era bem simples.

Igreja de São João Batista 

Segui pra segunda igreja. Também não tirei fotos do exterior. De dentro, só tirei essa. Bem igreja. Bem simples. Aprendi que Giovani em italiano é João em português. Então fica aí a informação: William é Guilherme, James é Tiago e Giovani é João. Quem já sabia, segue o bonde.
Minha intenção era só continuar andando vendo a feira, mas tinha outra igreja, a de São Francisco de Paula, o eremita. Eu entrei e era hora da missa. Fiquei porque já tinha começado, não tinha como sair. De todas as igrejas, com certeza a mais simples. E me ajudou a decidir o próximo destino, apesar de eu ter confundido São Francisco de Assis com São Francisco de Paula. Bem, nenhum eremita esperaria caminhos retos, não é mesmo?

Praça central (não tem feira nessa)

Muito do que estava fechado durante a semana abriu hoje e abrirá amanhã. Isso significa que tem sorveteria aberta! Cada dia na Itália sem sorvete é um dia perdido.

Nutella (me senti obrigada) e amarena

Amanhã volto pro centro histórico. Eles levam muito a sério essa história de cochilo da tarde. Aqui, pior que Urbino, as atrações só reabrem 16h e eu gastei meu tempo andando sem rumo e não cheguei a tempo pra ver o castelo.
O clima aqui virou. Tá frio e chuvoso. Veremos como será amanhã.

Escrito em 20/4/24.





Nenhum comentário: