domingo, 28 de abril de 2024

O berço do Renascimento

Davi de Michelangelo

Acordei já pulando da cama pra chegar na hora certa do museu. Dia lindo, sem chuva, temperatura agradável. Essa é a galeria de arte de Florença. A principal atração é o Davi, de Michelangelo, original. Essas estátuas de mármore no lado direito da foto também são dele. Vi também algumas obras de Botticelli, na verdade, pelo que entendi era assim: contratavam Botticelli, ele fazia o rabisco e colocava os pupilos pra terminar de verdade. Então é tudo colab. Só vi feat do Botticelli.
A galeria é enorme. Fiquei lá por horas. Voltei no Davi umas 20x. Acho que li todas as plaquinhas de todas as obras expostas.
E aí fui pro museu Uffizi, mas tava cansada e decidi comprar pra amanhã. O negócio é o seguinte: fiquei 3h na academia. O pessoal vê em 1h no máximo. Vou ficar quantas horas no museu? O museu tem Caravaggio, um dos meus artistas preferidos, e todas as tartarugas ninjas, exceto Donatello. Não tem a menor possibilidade de ficar pouco tempo. 
Eu já estava muito cansada e passando um pouco mal (acordei com fome e tomei café da manhã, acho que bateu errado). Comecei a sentir mal estar umas 11h. Ainda fiquei passeando até umas 15h, mas foi o limite mesmo.

Em cima dessa ponte fica um mercado de joias. Passarei amanhã horas vendo joias.

Praça Uffizi

Duomo. Voltarei no Duomo também

E aí fui andando pela cidade. Tudo absolutamente lotado. Gente em todos os lugares. Nenhum lugar de paz ou tranquilidade e fiquei pensando como é o mundo. Lá estava eu andando pela cidade que abrigou alguns dos maiores que esse mundo já viu. Todos esses lugares foram construídos pelos sujeitos mais ricos do mundo. Todas essas obras foram financiadas pelos caras mais ricos do mundo. Nada brotou espontaneamente. Qual arte os ricos investem hoje? Não tô dizendo que o rico é a solução. Acho que já deu pra notar que eu sou anti rico (rico de verdade, tá?! Não você pobre premium assalariado) e adoraria ouvir o zunido da guilhotina em certos pescoços. O fato é que ricos num foram tão ricos e também nunca foram tão indigentes intelectualmente. No que essa gente rica atual colabora com o desenvolvimento da humanidade? Com a beleza? Hoje a única preocupação é lucro pelo lucro, por isso a gente vê tantas obras (filmes, músicas, séries) de baixíssima qualidade. O lucro manda.
Os caras não financiam nada dessas maravilhas porque não vão lucrar. Se não vão lucrar, não faz sentido para eles. Compram obras antigas, mas não querem colocar dinheiro em artistas novos. É por isso que o futuro da arte é a fome e a morte.

Cheguei ao albergue e bati um papo com a irlandesa. Ela é amiga do Paul Gallagher, irmão mais velho do Noel e do Liam. Como faço pra pedir pra ela me ajudar a conhecer eles?

Escrito em 28/4/24.



Nenhum comentário: