sábado, 27 de abril de 2024

Tudo são flores

Duomo


Minha meta em Florença é ver obras de todas as tartarugas ninjas. O primeiro dia foi horrível. Horrível. Tanta coisa pra ver, tanto lugar pra ir. Não consegui fazer nada bom e meu humor tava péssimo. Acho que posso culpar a falta de pesquisa e a minha desorganização, mas diria que a cidade não colaborou também.
Saí cedo do albergue depois de uma noite mal dormida, antes coloquei no mapa todos os lugares que quero ver, e fui direto pra a galeria da academia. Chegando lá, filas enormes. Se eu estava achando Assis lotado não sei como chamar Florença. Não era 8h e as filas não tinham fim. Tem a opção de comprar na hora e tem a opção de comprar agendado. Pra hoje, já não tinha mais agendamento. Comprei agendado pra amanhã. Achei melhor que ficar na fila esperando pra entrar.
Segui pra próxima parada: Duomo. Entrei na primeira fila que vi. Depois de bastante tempo em pé, descobri que estava na fila errada. Fui pra fila certa e ali foram horas em pé esperando a abertura. E aí começou a chover e não parou mais.
Duomo, também conhecida como Santa Maria del Fiore, mistura estilos góticos e renascentistas. Todo o exterior é de mármore branco e verde. Imponente. A Catedral guarda obras de grandes artistas e eu não vi praticamente nada. Pretendo voltar, mas dessa vez foi praticamente inútil.

Turismo de gado. Uma quantidade absurda de gente, falta de informação, falta de sinalização. Ainda na fila, quase deu briga. Pessoal trabalhando chamando turista de burro. Não que não sejam, mas a culpa principal da situação é não ter gente suficiente trabalhando. Mas uma coisa é fato: se vir uma aglomeração absurda de gente é uma entrada ou saída que tá sendo bloqueada por algum grupo. É impressionante como as pessoas não tem um pingo de bom senso e aí não tem trabalhador suficiente pra garantir o fluxo de pessoas, então temos um monte de gente parada.
Foi agoniante. Não consegui ficar quase nada no Duomo. Acho que é intencional. Não tem lugar pra sentar. Não é confortável. Não dá pra contemplar. Já estava querendo morrer ou matar, então preferi sair logo de lá. Pretendo voltar em outro momento porque quero ver. É lindo. É grandioso. Espero que a próxima seja uma experiência melhor.

Do Duomo, considerei voltar pro albergue e aceitar a derrota, mas decidi seguir pra Basílica de São Lourenço.
Bem mais vazio. Bancos pra sentar. Espaço pra contemplação. Achei caro, mas tá bom. O ridículo é pagar pra entrar e depois ter que pagar pra usar banheiro sujo. Esse tipo de mesquinharia eu não entendo e não aceito bem.

Pulpito feito por Donatello, em bronze 

Portas em bronze de Donatello

Donatello foi um grande escultor. Trabalhou bastante com bronze. Esses são alguns trabalhos dele. Muito bonito. Ele está enterrado nessa igreja também. A decoração de parte da igreja é de Michelangelo (mais uma tartaruga ninja).

Interior

Na parte do museu, muitos relicários. Vários com ossos. Muita gente rica enterrada ali.
Depois fui almoçar. A comida tava boa, mas o serviço foi péssimo e caro. O garçom claramente não foi com minha cara por motivo nenhum (talvez por ser uma pessoa sozinha, que deixaria os 10% insuficientes ou só preconceito mesmo ). Nem olhava na direção da minha mesa. Fingiu que não me viu o serviço todo.
Nessa hora decidi aceitar a derrota e voltar pro albergue. Ainda queria sorvete, mas nem isso fui capaz de achar. Aproveitei que não tinha ninguém no quarto, tomei um banho demorado ouvindo Olodum pra melhorar o humor. Que amanhã seja melhor!

Escrito em 27/4/24.

Nenhum comentário: