quarta-feira, 11 de setembro de 2024

41 anos

Corais

Dia 8/9. Meu aniversário. O dia começou cedo. 6h30 foi o chamado pro primeiro mergulho. Mais uma vez um mergulho ruim. Tô começando a achar que não gosto de mergulho. Gosto muito na teoria, na prática são outros quinhentos. Não acho que seja só uma questão de experiência, acho que é de personalidade. Mergulho exige calma e eu não sou calma. Outro problema é que mergulho é uma atividade em grupo e nunca me dei bem em grupos. Acho que também gosto de pessoas na teoria, na prática são outros quinhentos. Nunca sei onde me colocar, qual posição ocupar, como me organizar no meio de tanta gente. Mergulho exige preocupação constante com diversos fatores e, ao mesmo tempo, tranquilidade. Eu não sei me desesperar com calma.
No mergulho de ontem, o instrutor (temos três do barco e dois de Brasília) sugeriu que eu diminuísse o lastro (peso que ajuda a afundar). Comecei com 10kg, baixei pra 8 e depois pra 6. Seis foi muito pouco, então tive que lutar pra ficar afundada e entrou água na máscara o mergulho todo. Uma hora de água salgada nos olhos. E lutando pra afundar. Foi delícia. O mergulho foi num naufrágio britânico da segunda guerra, tirando o nervoso, teria sido muito legal, mas foi uma merda e eu fiquei puta. Então primeiro mergulho extremamente frustrante, mas acabou rápido pelo menos porque consumi todo o meu ar lutando pra ficar afundada.
Segundo mergulho tudo se ajustou. Voltei pros 8kg e a máscara colaborou. Mergulho misto meio coral meio naufrágio. Negócio lindo. Lindo! Chamaram de mergulho Disney e foi isso mesmo. Se a Ariel aparecesse segurando umas colheres eu nem me surpreenderia. Foi lindo. Já vi Belize, já vi Galápagos, já vi Abrolhos e nunca vi formação de corais como esse. Lindo!
O terceiro mergulho foi o mais tranquilo. Praticamente uma piscina. Meio coral, meio naufrágio, raso. Não tão rico quanto o anterior, mas lindo também. Eu já sabia quais eram as condições, tinha acertado meu equipamento, então decidi levar a câmera. Foi sucesso. Fiquei feliz demais. Desde quando decidi mergulhar, o plano era fotografar e pela primeira vez aconteceu. Com certeza não tenho as melhores fotos do mundo, mas estou muito satisfeita com o que consegui.

Levaram a gente pra uma ilha pro lanche da tarde e vimos o pôr do sol. Uma cena onírica. Lembrou um pouco Contato , quando a Jodie Foster tá na ilha vendo o mar azul. Uma coisa de outro mundo mesmo.
O mergulho noturno foi no mesmo local, mas não levei a câmera porque seria demais controlar todas as variáveis. Foi um mergulho tranquilo. Mergulho de aquário.
Se vocês querem saber como foi meu aniversário, começou mal, terminou lindo. Que os 41 sejam tão divertidos quanto os 40. Vamo que vamo.


Escrito em 8/9/24.

Nenhum comentário: