domingo, 1 de setembro de 2024

Oasis voltou!

E eu vou!


Desde a separação do Oasis se fala na volta do Oasis. São dois irmãos. Impossível ficarem brigados pra sempre. Ficaram brigados por 15 anos. Eu lembro quando a banda acabou. Já não os acompanhava mais, mas foi notícia no mundo todo. Pensei: finalmente o Noel está livre. Lembro que durante a época que acompanhava o Oasis frequentemente pensava que era uma pena o Noel ser tão talentoso e ter que viver a sombra do irmão. Sim, o Noel era meu preferido. Talvez irmãos do meio se reconheçam.
Depois que voltei a acompanhar os Gallaghers, voltei em um monte de entrevistas e materiais desde o início da banda, a separação e pós separação. Tive uma visão bem diferente da que tinha antes. A banda só existiu e fez sucesso por causa do Liam. O Noel escrevia as músicas, mas se o Liam tivesse cantando a música da baratinha ele ainda seria o maior fenômeno dos anos 90. As músicas do Noel fazem diferença na vida do Noel e dos fãs, mas pra carreira do Liam não fazem a menor diferença.
O Noel estava feliz em carregar instrumentos pras outras bandas. Esse era o trabalho dele e esse era o auge que ele via pra si mesmo. As músicas dele jamais teriam saído do papel se não fosse o Liam. Quando o Noel viu o Liam num palco cantando tudo mudou. Noel viu o que qualquer um teria visto: o Liam era fascinante. Pela primeira vez, Noel vislumbrou um futuro diferente pra si. Liam pediu pro Noel entrar na banda e o resto é história.
Os relatos de jornalistas que cobriram o começo do Oasis sempre são mais ou menos assim: conversei com o Noel e foi legal, mas aí chegou o Liam e pensei 'se esse cara souber cantar, essa vai ser a maior banda de todos os tempos'. Esse era o efeito Liam e, não, ele não precisaria saber cantar. Tinha alguma coisa ali que qualquer um teria visto, independentemente da voz ou talento, é de outra ordem. Não pode ser treinado, nem aprendido. É um presente e também uma maldição. Toda a indústria artística procura por isso, mas pouca gente na história tinha: James Dean, Marilyn Monroe, Elvis Presley.
Bem, Liam tem.
Mas aí tem um problema: Liam é agressivo e impulsivo. Obviamente, foi ótimo pra vender a banda. Puro rocknroll anos 90. O uso frequente de drogas não ajudou. Quando entrou anos 00, dava pra ver que as pessoas tinham medo do Liam. Até hoje é um pouco assim, dá pra ver a tensão quando ele entra num ambiente. Parece que as pessoas estão lidando com um leão que pode atacar a qualquer momento. Na época, Noel estava exausto e boa parte dos fãs também. O Oasis não estava entregando álbuns excelentes, as polêmicas eram infinitas, a grosseria também (um adendo: Liam sempre foi agressivo, mas as grosserias eram do Noel e são até hoje), o vocalista era incontrolável... Perdeu o apelo pra mim e pra muita gente.
A relação entre irmãos era interessante, mas também exaustiva. Foi essa relação que manteve o Liam "pequeno". Se não fosse o Noel e a dinâmica entre eles, falaríamos do Liam como falamos do Elvis. Qualquer um da indústria da música daria os dois rins pra colocar a mão em alguém como o Liam, mas ali estavam os irmãos com as picuinhas de irmãos e isso era cansativo. Foi também essa relação que manteve o Liam vivo. Todos os que tem o que o Liam tem não viveram o suficiente e viraram lendas.
Vi uma entrevista da Xuxa dizendo que Marlene dizia que a Xuxa precisava morrer cedo. Vi também uma entrevista da Madonna e da Britney que falavam algo parecido. É assim que a indústria artística cria lendas: é fundamental que morram cedo. Noel manteve Liam vivo. Se Noel deve sua carreira ao Liam, Liam deve sua vida longa ao Noel. Liam se tornará idoso graças ao Noel.
Agora é engraçado que o Liam é um querido. Os artistas jovens o amam, os antigos dizem que é o melhor cara da música. Ele é amigão de metade do one direction, defende a Taylor Swift, apóia bandas novas e quando não gosta de algo só diz que não é o estilo dele. Há anos só fala mal de coisas relacionadas a futebol. O uso do twitter ajudou muito na imagem dele. As pessoas começaram a ver que o cara é basicamente um comediante, mas é necessário um curso pra entender o que ele escreve (e fala). Tem gente que ainda fala mal dele por coisas que o Noel faz. O Noel continua arrumando briga com metade da indústria fonográfica e o Liam leva a culpa. Tem coisa mais relação de irmãos que isso?
Eles são excelentes separados, mas juntos eles são mágicos. Se complementam perfeitamente.
Toda a comunidade de fãs do Oasis está esperando a primeira entrevista dos dois juntos. Todo mundo quer ver a dinâmica. Eu só penso na mãe desses dois e na felicidade que ela deve estar. Ela disse que recebia ligações diárias dos dois (o Liam chegava a ligar 5 vezes por dia) e a primeira pergunta era sempre sobre o outro.
O que eu espero é que eles estejam mais maduros pra essa nova fase e que sejam capazes de deixar as mágoas de lado. Os dois fizeram muito mal um pro outro. Os dois são muito talentosos. O Noel fala que quem faz a banda e o show é o público. Eu concordo. Os fãs estão empolgados! Que venha um puta show pros fãs! Eu estarei lá. (Mas depois dessa, prometo que ficarei uns 5 anos sem viajar).

Escrito em 1/9/24.

Nenhum comentário: