terça-feira, 30 de julho de 2024

Hora de partir

Pedi pra mulher do Airbnb me deixar ficar até mais tarde na casa e ela deixou. Então meu dia foi assim: acordei cedo e fui reorganizar as malas. A real é que estava tentando colocar uma melancia dentro de um ovo e não tem como, mas teve que dar. Obviamente, cacei problema pra mim.
Arrumei tudo como deu e segui pro aeroporto. Saí umas 14h. O vôo é só às 19h50. Bom que deu pra me desesperar com a calma e tranquilidade de quem tem tempo pra queimar.
Já no balcão da companhia, fui informada que não poderia levar mala de mão, que teria que despachar. Como tinha coisa de valor (talvez ainda tenha), tive que tirar tudo e colocar numa sacola, já que a mochila também estava cheia de coisas de valor. Na pesagem, uma das malas passou do peso, então tive que redistribuir a bagagem de novo. Finalmente o peso estava certo. O cara encrencou com a mochila + sacola alegando que eram dois itens pessoais. Sempre viajo assim e nunca tive problema, mas tive que mostrar que eles me forçaram a tirar os itens de valor por me forçarem a despachar a mala de mão e, por mais que quisesse, não tinha como enfiar no cy. Eu tava irritada, mas não falei nesses termos. Bem, autorizaram.
Aí chegou o momento da checagem de segurança. Meusa migos... Tenho a sensação que no dia que pisei nesse continente dessa vez me colocaram em alguma lista. Fui checada em TODOS os aeroportos. Lisboa, Itália, Irlanda e aqui. Todas as vezes que entrei e saí. Todas! E hoje só foi diferente porque foi pior.
Verificaram minha mochila. Depois vieram falar comigo. Perguntaram se eu tinha feito a mochila, se tinha deixado só, se estava levando algo pra alguém, etc. Respondi tudo, mas já estava ficando nervosa. Não importa o tanto que eu saiba que não tem nada de errado, vai que coloquei um tijolo? Aí ele perguntou se eu queria declarar algo mais antes dele chamar o chefe geral. Falei que não. Mas já estava meio triste que ia ser presa com o tijolo imaginário.
O cara verificou tudo na minha mochila. Tirou tudo. Verificaram minha câmera mil vezes. Acho que o problema foi a câmera e os skittles. Deve ter dado alguma interação no raio x que fez parecer que tinha comprimido. É a segunda vez que tenho problema carregando skittles (a primeira vez foi em 2008 voltando dos EUA). Acho que tá na hora de parar, ir pra rehab de doces mesmo.
Aí passaram aqueles lencinhos pra verificar presença de substâncias em mim e nas minhas coisas. Não tinha nada, claro, me deixaram ir.
O vôo pra Lisboa foi tranquilo. Atrasou porque tinha uma área de turbulência ou algo assim. Piloto entrou errado pro pouso, mas como o povo da aviação fala 'pouso bom é o que todo mundo sai andando' então foi um pouso excelente!
Passei a noite toda em Lisboa esperando a conexão pra Brasília, que só sai de manhã. Tô rezando pra não ter problema com as malas. Eu não tenho uma muda de roupa em casa, além de todas as coisas que comprei e são caras... Bem, mais tarde saberei se deu tudo certo. Agora só resta torcer.
E agora é hora de dizer adeus por aqui. Obrigada a todos que acompanharam. Foi divertido ter esse espaço. Não tenho mais twitter e nenhuma outra rede social, tinha que encontrar uma forma de comentar as coisas e aqui serviu perfeitamente. Talvez volte na viagem pro Egito (não sei se o live aboard tem wi-fi, se tiver é uma possibilidade), talvez mantenha escrevendo aqui quando achar que cabe. Não sei. Só sei que esse capítulo termina aqui e foi muito divertido. Até a próxima!

Escrito em 30/7/24.

Nenhum comentário: