segunda-feira, 1 de julho de 2024

Círculos e Pedras

Stonehenge 

Hoje foi dia de passeio.
Primeira parada foi Stonehenge. Eu não sabia que era tão pequeno. Tinha a impressão que o círculo tinha circunferência maior, mas é bem apertado.
Nessa foto de cima, é o mais perto que dá pra chegar atualmente. Stonehenge está cercada e não existe mais a possibilidade de entrar no círculo. Tendo ido lá, eu diria que talvez não valha a pena pagar a entrada. A entrada dá direito ao museu, ao transporte no ônibus e essa vista próxima apenas nessa parte do círculo.
Se não pagar a entrada, a caminhada é de uma hora ida e volta e a vista é a de baixo:

Se olhar bem, dá pra ver onde picharam 'love' nas pedras.

Claro que quem pagou vai ter alguma vista (longe ou mais perto) de todo o círculo e quem não pagou só vai ver parcialmente, mas acho viável ir e não pagar. Paguei e não me arrependo. Só estou contando que dá pra fazer dos dois jeitos sem problemas. Usei o ônibus de Stonehenge pra ir até às pedras, mas voltei a pé pelos matos. Tô chateada que não vou andar os matos de Bath então tinha que andar algum outro lugar pra tentar compensar.
De Stonehenge, fomos pra Avebury. Avebury é maior e mais antigo que Stonehenge. Toda a área é cheia de pedras e, assim como Stonehenge, tem vários sítios arqueológicos.

Maior e mais antigo, mas não tão arrumadinho quanto Stonehenge
Uma pista corta o círculo. São muitas pedras nessa região. Algumas pessoas estavam deitadas no meio do círculo buscando a vibe das pedras. Resolvi sentir a energia também, sentei na sombra de uma pedra, não vi que tinha uma planta que causa uma inflamação que parece uma queimadura. Atingiu meu pneu da lateral da barriga e minha mão. A dor passa rápido, depois de 1h fica suportável. Acho que não vai ser necessário colocar nada, mas tenho umas pomadas do Brasil. Vai ficar tudo bem. Mas achei um aviso que as pedras não gostaram de mim.
Dizem que foi nessa área de Avebury que Tolkien teve a ideia pras Ents (as árvores). Não sei se foi, mas o padrão das raízes é lindíssimo.

Ents
Visitei também a igreja de Avebury e acho que foi só por lá.

Depois fomos pra uma vila chamada Lacock. É uma área usada em várias gravações. Orgulho e preconceito (o original da BBC), Harry Potter, Downton Abby, etc.

Abadia de Lacock

Primeiro fui pra Abadia. Ali do lado passa o rio Avon e tinha gente nadando nele. Fiquei com inveja. Pensei em tirar o tênis só pra colocar o pé, mas não ia dar certo então só fiquei assistindo. Do nada apareceu um casal de cisne (acho cisney melhor, mas escolheram cisne e meu professor disse que não sou Machado de Assis pra inventar palavra). E mais do nada ainda apareceu uma vaca. As fotos dos cisnes estão na câmera. O celular parou de funcionar exatamente nessa hora, por sorte eu estava com a câmera (sim, ela não foi usada desde as Highlands). Mas tem as fotos da vaca (ou boi).

Os cisnes ainda longe
O boi

Foi um momento meio surrealista.
Depois teve passeio guiado pela cidade pra mostrar as áreas de gravação. Eu não lembro de tudo, mas vamos lá.

Orgulho e preconceito BBC
A casa dos pais do Harry no primeiro filme 
A rua onde Dumbledore e Harry aparatam no sexto filme 
Esse é só porque gostei do telhado
O telhado 

Lacock foi a parada do almoço então passamos bastante tempo por lá. De lá seguimos pra uma vila ainda menor: Castle Combe. Também usaram na gravação de um monte de shows, tipo Stardust e o Dr dolittle original. É uma vila linda.

Foi um passeio bem legal. Achei que valeu a pena. Voltamos pra Bath depois das 17h30 e eu estou exausta. Acho que é um bom sinal.
Amanhã sigo viagem, mas ainda não sei bem como. Os trens estão muito caros e não sei se tem vaga em ônibus. Veremos.

Escrito em 30/6/24.

Nenhum comentário: