sexta-feira, 24 de maio de 2024

O dia inteiro

Subindo a catedral de York 


Hoje foi meu único dia inteiro em York. Estou considerando voltar porque gostei muito e fiquei pouquíssimo tempo. Veremos como segue o caminho.
Resolvi que ia tentar organizar o dia de hoje. Coloquei as principais atrações da cidade no maps e saí andando.
A primeira parada foi uma viela chamada Shambles, é conhecida por ser a inspiração para o Beco Diagonal do Harry Potter.

Não sei como era antes, mas hoje é praticamente tudo dedicado ao Harry Potter.

Nessa mesma direção fica o mercado. Não sei se é mercado permanente ou se funciona apenas nos finais de semana, mas é bem legal. Muita variedade de produtos a venda. Muitas joias/bijouterias.

De lá, segui pra Catedral de York. Ainda estava fechada então fui dar uma volta. Tinha uns jardins bonitos. As pessoas estavam pela grama aproveitando o sol. Não fica um em casa em dia de sol nas bandas de cá.

Na catedral de York tinha como subir pra ver a cidade de cima e eu prometi pra mim mesma que não faria isso, mas o cara da bilheteria ofereceu e nem hesitei. Pro meu total espanto, aceitei. 
Lá fui eu subir escada. E, assim, o problema não é subir escada. Meu problema é pagar caro pra subir escada sabendo que não tem nada lá em cima. Não tem. Vai ver telhado e só.

Vi telhados

A Catedral é enorme. Tem uma cripta com um monte de corpos. Todos escondidos. É assim que se sabe que a igreja não é católica. Se o santo não tá exposto, não é católica.

A próxima parada era a abadia de Santa Maria e os jardins do museu. Passei na frente de um prédio que tinha escrito bem grande MONET. Ontem mesmo eu estava chorando as pitangas por não ter visto um Monet em Paris. Entrei pra perguntar se tinha Monet mesmo e tinha. A lagoa de lírios d'água. Pode um negócio desses? Universo, eu vou chorar por uma mega sena acumulada!

Não vou mentir, chorei mesmo.

Agora, sim, para o jardim.

Daí já tava dando quase 17h. A última rodada da Premier League já tinha começado. Achei um pub pra assistir o jogo e finalizar o dia.
City campeão.

Escrito em 19/5/24.

Nenhum comentário: