segunda-feira, 27 de maio de 2024

Ontem não terminou no banho de mar.

Túmulo de Anne Bronte.


Depois do banho de mar, voltei pro hotel pra me esquentar e acabei dormindo. Acordei umas 14h. Ainda estava nublado e chovendo, mas pouco, decidi tentar ver o castelo. Já tinha decidido que não iria pagar pra entrar, só veria os arredores. Funcionou bem porque enrolei demais e só cheguei quando estava fechado.
Primeira parada era uma igreja e um cemitério, onde descansa Anne Bronte.

Essa névoa, esse clima, esse lugar tudo feito pro terror.

Ao lado do túmulo da Anne Bronte tinha um banco. Sentei lá mais pelo descanso, porque sabia que teria que subir até o castelo, que pela contemplação. Uma senhora sentou comigo e batemos papo. Os velhos daqui gostam de conversar. Eles estão muito curiosos mesmo. Devem perceber que não sou daqui e que sou amigável, aí querem saber minha vida toda.
Bem, depois de contar todos os detalhes da minha viagem pra essa senhora segui pro castelo. Não fui lá em cima. Toda vez que pago pra ver castelo me arrependo. Vou ver só os gratuitos daqui pra frente.

Castelo de Scarborough.

E foi assim que encerrei o dia de ontem. Fiz tudo o que tinha programado pra fazer em Scarborough. Foi uma vitória.
Hoje de manhã não acordei no meu melhor. Perdi o café da manhã e fui direto pra estação pegar o trem pra Whitby. Na estação, descobri que não tem trem pra Whitby, só ônibus. Considerando que tenho enjoo em ônibus, foi ótimo não ter comido. No ponto de ônibus, encontrei a senhora do túmulo da Anne Bronte. Conversamos mais um pouco. Ela tinha me dito que viria pra Whitby também.
A viagem de ônibus foi horrível, mas sobrevivi sem acidentes. Estômago vazio ajudou. Chegando em Whitby quem eu encontro? As senhoras do café da manhã. Elas sentiram minha falta de manhã. Estavam felizes que eu estava bem e tinha seguido viagem. Sentamos num café pra conversar. Acabei perdendo o ônibus pro hotel e tive que subir tudo a pé, mas foi legal encontrar com elas. Deveria ter pegado o contato. Uma meio que me convidou pra ficar na casa dela em Glasgow, mas não foi um convite direto e eu não sei como funcionam essas coisas aqui. Sei que não deixei meu contato nem peguei delas. São pessoas do caminho que eu gostei muito. Só muita sorte pra encontra-las novamente. Elas disseram que se viam em mim, que se fossem mais jovens iam me seguir. E eu espero ter a sorte delas, de envelhecer viajando.
Cheguei no hotel e a chuva ficou forte. Já tinha desistido do dia, mas precisava sair pra comer. Já eram umas 15h e eu não tinha comido nada. Saí. A chuva diminuiu, então achei que deveria ver a abadia. Amanhã queria ir pro Moors, se for mesmo, só tenho hoje pra ver Whitby.

Quando comecei a subida pra abadia. Já dá pra ver céu.

Whitby é a cidade por onde o Drácula entra na Inglaterra. Excelente escolha do Bram Stoker. Tudo aqui é perfeito pro terror.

Olha esse visual.

O clima, o nublado, a névoa, os lugares. Tudo feito pro terror.

Abadia e museu (em reforma) ao fundo.
O sol acabou dando o ar da graça. Na descida, enquanto tirava fotos, uma par de mãe e filha (imagino) começou a bater papo comigo. Ela disse que nunca na vida viu aquela escada tão vazia, falei que era tudo pra mim. Ela riu e concordou. Tudo pra mim. Ela disse que eu não era local e perguntou de onde era. Lá vou eu explicar tudo. No final estávamos cantando e dançando Take That. A filha me deu umas dicas boas. Tomara que dê pra colocar no roteiro. As pessoas do caminho são muito legais.

O sol

Segui pro farol. Queria ir nos dois. Quando cheguei perto do menor vi que não podia entrar. O mar tava revolto e tinha risco de onda cobrir a passagem, mas acabei encontrando mais um no caminho.
Foca no caminho 

Ainda não consegui decidir se ela estava bem ou não, mas acho que sim. Tomando um solzinho.

Terminou que fiz tudo o que tinha programado fazer em Whitby, agora só me resta Moors.
Só consegui comer umas 20h, depois de um banho necessário e merecido. Agora estou na cama deixando o sono chegar.

P.S.: Beato Carlo Acutis teve seu segundo milagre reconhecido. Agora deve ser santificado. Um menino, o santo. (Quem não sabe do que estou falando, procure as postagens de Assis).

Escrito em 23/5/24.

Nenhum comentário: