sábado, 30 de março de 2024

Memorável

Downpatrick Head


Um dia pra entrar na história.
Fiquei pelada em público pela primeira vez na vida.
O dia começou normal. Estava indo em direção ao meu passeio quando dei falta da minha carteira. Resolvi voltar para o albergue para procurar. Achei. A mulher dos EUA estava no hostel claramente forçando um convite e eu acabei convidando pra ir comigo. Lá fomos nós de novo atrás da primeira parada. Downpatrick Head. Basicamente, hoje era dia de ver falésias e elas estavam lindas.

Preda (A chuva vindo)
A chuva já tinha passado

O dia hoje estava bem irlandês. Sol e chuva o tempo todo. Mas tinha sol. Então o esquema é se programar assim: sentir a direção do vento, olhar o horizonte a procura de nuvens, calcular o tempo pra chegar em você (dá pra ter uma noção) e torcer. No geral, em 5 minutos a chuva passa e o sol volta. Nessa área de Downpatrick, colocaram um abrigo e foi muito útil. Precisamos de refúgio por 5 minutos e depois estava tudo ótimo e ensolarado de novo.

A chuva sendo levada pelo vento
Downpatrick head blowhole

Visitamos as três atrações da área (é bem rapidinho porque é tudo perto. É lindo então dá vontade de ficar mais) e fomos em direção ao carro. Mas estava enlameado e tinha chovido e eu caí.
Toda vez que caio e não me machuco (não me machuquei, parecia um escorregador), fico pensando o tanto que é divertido cair. Puta sensação boa um tombo sem consequências. Dessa vez, tive uma consequência: minha calça ficou imunda. Não tinha como entrar no carro com ela. Não tinha banheiro em lugar nenhum. Minha mala estava no carro. Tive que tomar uma decisão. Troquei de calça.

O local onde fiquei semi nua em público. (é print do vídeo, não fiquem clicando em cima esperando o vídeo. E, sim, quis pegar a atenção do leitor dizendo que fiquei pelada.)

Não tinha muito o que fazer. Era uma questão de sobrevivência.
De calça limpa, seguimos para a próxima parada: Portacloy Loop-Cliff Walk. E aí o negócio ficou interessante. Era uma praia e tinha umas cavernas. Cheguei na parte da praia e comecei a caminhada pras cavernas. Acho que não deu 7 minutos e lá estava eu na lama de novo com minha calça limpinha. Minha última calça. Agora é achar uma lavanderia, mas no momento estou sem calças. E se vocês estiverem se perguntando onde está a bota de hiking excelente que comprei pra essa viagem: tá na casa da minha amiga, em Dublin.
Bem, ouvi dizer que era uma caminhada de 20 minutos e, como pessoa inocente que sou, acreditei. E, sim, dava pra andar 20 minutos e parar.

A visão após 20 minutos.

O problema é que tinha um monte de toco com setinhas apontando direções e eu cresci seguindo patinhas de farinha pra achar o ovo de páscoa. Não tinha como não continuar.

Depois de 50 minutos de caminhada (olha o dedo no canto inferior direito da foto e admire a cor do barro e imagine a calça)

O problema é que os tocos não paravam aqui e nós continuamos.

1h20 (A chuva tinha acabado de passar. Precisamos nos esconder num buraco porque o vento estava tão absurdo que parecia que ia derrubar a gente).

Essas eram as tais cavernas, mas o mar precisa estar mais baixo e calmo para serem visíveis. Bem, ainda tinha toco e nós seguimos.

A chuva vindo.

Na hora que vi essa chuva, sabia que era diferente e não sei explicar o por quê. Sei que achamos outro buraco e esperamos o impacto e ele veio. Chuva de granizo. Parecia agulha batendo. E essa demorou uns 7 minutos. Eu sabia que a gente estava abusando da sorte. Era hora de parar de seguir as setas.

Já voltando.

No total, foram umas 4 horas entre ir e voltar. Duas chuvas mais pesadas, ventos absurdos que tiraram meu equilíbrio várias vezes, um xixi no mato, uma calça a menos e um dia do jeito que eu gosto.

A cachoeira na saída.
E a praia.

Amanhã vou pra próxima cidade. Prioridade é achar uma lavanderia e depois um lugar pra dormir, porque ainda não tenho. Não sei se aguento o frio de dormir no carro, mas é uma possibilidade mais pra frente. Espero conseguir andar amanhã.

Escrito em 22/3/24.




3 comentários:

Anônimo disse...

As fotos mais bonitas até agora!

Carolina disse...

Que bom que gostou. As fotos, no geral, estão bem ruins. Percebi que perdi um pouco da vontade de tirar fotos que eu tinha. Mas tá cumprindo a função de ilustrar os textos, então tá bom.

Hibisco Encarnado disse...

Naninha! Dá vontade de conhecer essas terras!
A foto da praia parece uma paisagem digna de aquarela!
Bjim