domingo, 21 de abril de 2024

A cidade mais estranha

Urbino 


Seguindo o conselho do guia, fui para Urbino. Muitas horas de viagem, trem e ônibus, mas ele disse que a cidade era interessante e também que era o único lugar, fora de Florença (se não me engano), onde eu conseguiria ver originais de Rafael.
Achei a cidade mais estranha que já vi. Cheguei pela rodoviária. Segui o caminho por onde todo mundo estava indo. E aí chegamos em elevadores. Primeiro o elevador para no sexto andar, depois pegamos o outro elevador até o décimo andar. E aí está a cidade.

O mapa (acabei de ver que não tirei foto do portão de entrada)

Início da cidade 

Urbino é uma cidade universitária, então tem jovens por todos os lados. Além disso, as crianças em visita escolar. Acho que é impossível ir pra algum lugar na Itália que não tenha visitas escolares. Minha solidariedade aos servidores que precisam manter a turma em ordem e garantir a devolução de todas as crianças.

Bonés de identificação 

Becos, ladeiras e tijolos

Rafael no topo da cidade

Teatro

Visitei o museu no Palácio Ducale e acho que tinha que ter menos obras. Não dá pra admirar tudo. Passei muito tempo vendo a pintura do Rafael porque não é todo dia que eu tenho a chance de ver algo feito por uma tartaruga ninja, mas o resto passou batido. Não peguei nem o nome dos artistas. Tem uma parte de aprendizes de Caravaggio, nessa fiquei bastante tempo também porque gosto do estilo. De resto, muita obra sacra e um tantinho de paisagem. É uma coleção enorme de obras feitas por artistas de Urbino ou que passaram por lá entre 1400/1500. Se ficasse 20h lá não conseguiria ver tudo. A impressão que fica é que Rafael pintava mãos perfeitas. Parece foto. E nada muito além disso.
Visitei também a casa de Rafael. Lá, tem um afresco que dizem ser dele mas pode ser do pai dele, que também pintava. Se for de Rafael, foi feito quando ele tinha uns 8 anos.

Afresco que talvez seja de Rafael.

Visitei igreja e rezei por todos nós. Se não ouvirem, não é culpa minha. Queria ter visitado uma outra igreja, mas estava fechada. Finalmente me tornei anti cochilo vespertino. Os caras fecham 12h e só reabrem 15h. Todas as atrações são assim. Saí do hotel 9h, cheguei em Urbino 12h. Fiquei andando até 15h. Visitei o que deu e tive que voltar. Não podia atrasar tanto porque não sabia qual o horário do último trem, além disso, estava meio chuvoso e a estrada era íngreme e com curvas muito fechadas. Só passei na porta da outra igreja.

Em cima do muro.

Catedral de Santa Maria Assunta

Porta Valbona

Achei que Urbino poderia ser melhor sinalizada. Não sei se é possível pela geografia da cidade, mas me senti meio perdida por lá. Estava com o maps do Google e ainda assim encontrei dificuldade de encontrar tudo, mas encontrei. Só que a maioria estava fechada mesmo.

Limão e amendoim com caramelo 

Na saída, não poderia deixar de passar numa sorveteria. Na minha área em Rimini não tenho nenhuma próxima que esteja aberta.
E esse foi meu dia em Urbino.


Escrito em 18/4/24.


Nenhum comentário: