sexta-feira, 26 de abril de 2024

Florença



Último dia em Assis foi só a preparação pra sair de lá. Acordei cedo, como sempre. Café da manhã reforçado pra aproveitar a diária do hotel. Organizei minhas coisas e parti pra parada. Paguei o hotel, mas vou fingir que não vi, só me arrependo de não ter usado todo o balde de calda de chocolate Lindt disponível. É isso que dá fingir costume.
Assis é linda. O problema são os turistas, que me deixaram com uma péssima impressão. Não sei, gente, em teoria Assis é turismo religioso. Maioria católica. São suas igrejas e suas referências. Como acha aceitável bater papo na cripta de São Francisco? Como acha aceitável tirar foto onde pedem pra não tirar foto? Como acha aceitável deixar criança correndo solta apagando as velas das pessoas?
Novamente, não sou contra criança em nenhum lugar. Crianças são pessoas e estão aprendendo a se comportar. Como elas vão aprender se não tem ninguém pra ensinar? Não sei o que aqueles adultos poderiam ensinar também. Foi tanto desrespeito a lugares sacros que eu não conseguia acreditar. Um ateu teria mais respeito (eu tive).
Bem, é gente demais e gente que se acha especial demais, então obviamente que nada que fazem pode estar errado.
A cidade estava lotada e hoje estava impossível. Cheguei na parada tarde, quase 11h. O ônibus demorou pra passar e passou lotado. As pessoas muito fedidas. Muito. Num momento eu pensei em descer e ir andando. Se eu tivesse sem mala teria feito isso. O trânsito? Um absurdo. Carros por todos os lados. A viagem pra estação demorou o dobro do tempo e eu já estava passando mal com o cheiro. Essa gente precisa aprender a tomar banho e lavar roupa. Saí no momento certo, Assis terá um final de semana movimentado.
Depois que cheguei na estação foi sorte atrás de sorte. Deus protege crianças, bêbados e desorganizados, essa é a única explicação por eu ter chegado no lugar certo. Comprei a passagem pra estação certa. Cheguei em Florença. Lotada também. As pessoas precisam parar de viajar.
O albergue é excelente. Já bati papo com uma portuguesa. Ela vai assistir show do Take That e Smashing Pumpkins esse ano também, mas em Portugal.
Amanhã começo a andar por Florença. Espero que me divirta por aqui.

Escrito em 26/4/24.

Nenhum comentário: