terça-feira, 2 de abril de 2024

Mais pedras

Hell's Hole

Dois dias sem postagem porque fiquei dois dias sem fazer nada, além de dar voltinha pela cidade. Acredito que seria interessante pra algumas pessoas, mas não tenho interesse em falar sobre isso. Foram dois dias feios, chuvosos, nublados, com vento muito forte. Foi horrível. Saí o necessário pra comprar comida e é só. Fico muito mal em perder dias em euro ou libra.
Ainda bem que estava num local muito bom e confortável e os proprietários eram excelentes. No primeiro dia, quase toquei fogo na casa e até agora me sinto mal por isso (a calça tava muito molhada, o radiador do aquecimento não estava funcionando, tinha um aquecedor de tomada, coloquei parte da calça em cima, saí pra comprar comida, quando voltei a calça estava pronta pra pegar fogo).

Eu ia matar os velhinhos por nada

Ninguém morreu, graças a Deus, e eu fiquei mais dois dias com eles. Saí hoje. Eles estavam recebendo os netos e o resto da família pra Páscoa. Senti falta das minhas sobrinhas, mas se tivesse em Brasília provavelmente não faria nada, então vou ficar quieta.

Uma ponte que eu gostei no caminho 

Hoje fui pra Malin Head. O dia estava lindo, por isso o senhor da pousada disse pra ir pra lá. Valeu a pena. É lindo demais mesmo, mas vocês não verão porque as fotos não transmitem a beleza. Andei um pouco (não tem tanto pra andar) e fiquei contemplando o mar. Não tem muito mais pra fazer lá, mas gostei muito de ficar sentada olhando o mar.

Coloquei essa foto pra dar uma noção de tamanho com aquelas pessoas lá em cima.

É bonito. Na saída, precisava ir ao banheiro, mas estava fechado. Raro ter banheiro disponível e quando tem estava fechado. Fiquei no carro organizando o maps pra próxima parada e o cara apareceu pra abrir. Provavelmente esqueceu. Pelo menos não tive que fazer xixi no mato de novo. Nesse caso, não seria possível porque tinha gente demais e mato de menos.
O dia estava bonito. Todo mundo foi pra rua. Até ônibus de excursão de escola parou por lá (sexta feira santa não é feriado aqui). Ainda bem que cheguei cedo e saí quando a movimentação começou. Hoje é sexta, véspera de Páscoa, então tinha muita gente nas estradas.
De Malin Head fui tentar ver o círculo de pedras e a tumba, são bem próximos. Dessa vez consegui, mas a que custo. Parei na casa errada. Era a casa de uma artista que trabalha com madeira. Obviamente, tive que ficar pra ver a arte dela (bem legal e ela e o marido foram muito gentis). Ela fez um monte de perguntas pra mim. Dá pra ver quando o pessoal tem preconceito com imigrante. Todos perguntam se eu pretendo voltar pro meu país. Sim, pretendo. É minha casa. Mais engraçado é que a maioria dos irlandeses tem algum familiar que migrou pra algum lugar. No caso dessa artista, o filho está em Bonaire.
Depois dessa parada, fui na direção indicada e não achei nada. Um anjo me viu perdida e saiu de carro pra me achar e dar a direção. Afundei em cocô de ovelha de novo? Com certeza!

Templo de Deen ou altar druida (parte de trás)

Nesse daí há mortos enterrados. São duas câmaras. Não dá pra ver tão bem porque cada ângulo parece um local novo, mas dá pra ter uma ideia.

Parte da frente 

Parece um portal (essas duas pedras maiores e paralelas no centro) e uma cripta de cada lado. Imagino que tinha pedras em cima, cobrindo, igual a Kilclooney Dolmen, mas posso estar errada.
Além disso, vi o círculo de pedra.

Círculo de pedra de Bocan

Quase tive um passamento por causa dessa pedra do lado esquerdo da foto. Estava distraída, tirando foto, quando essa figura entrou no meu campo de visão. Parece uma pessoa, cara. Isso aí foi crueldade dos alienígenas com certeza. Completamente desnecessário. Foi um susto real. Demorei uns minutos pra me recuperar, mas tô bem, me senti o Chicó frouxo, mas tô bem.
Cheguei na próxima parada. Esse negócio de pés molhados e sujos com lama e cocô e xixi de ovelha está me incomodando porque reduz meu dia. Não dá pra ficar horas e horas com pé assim. Não quero pegar pereba. Lavei tênis e meias. Já estão secando no radiador. Amanhã tenho duas possibilidades de passeio. Tudo depende de como o dia será. Se for tão lindo quanto hoje, vou pro mato. Se for chuvoso, fico na cidade.
Minha cabeça já está perdendo a noção. Não sei que língua falo, em que país estou (e não é só porque estou em Derry e não sei se é Irlanda ou Irlanda do Norte), não faço mais nenhuma confusão de que faixa de pista dirigir, ou seja, está ficando natural, ou seja, está mais perigoso. Agora terei que forçar a pensar sempre pra não ter problema de acidente.
P.S.: tá ficando mais difícil escolher música. Não quero parar, mas estou pensando demais no assunto. Estou incomodada pela diferença absurda na quantidade de músicas de homens e de mulheres. Infelizmente, minhas referências musicais são, no geral, masculinas. Fico forçando pra colocar mulheres e estou perdendo a naturalidade do processo.

Escrito em 29/3/24.


Nenhum comentário: