quarta-feira, 17 de abril de 2024

Bizantinos reizinhos do mosaico.

Basílica de São Apolinário Novo.


Acho que nunca mais vou poder reclamar na minha vida. Seria muita ingratidão reclamar depois de ter visto tudo o que tenho visto. Nunca neguei que estou tendo uma oportunidade incrível e talvez única na vida, mas acho que aqui entendi a grandiosidade do que estou vendo. Das estradas na Escócia até os mosaicos bizantinos, passando pelos dolmos na Irlanda, estou vendo a história da humanidade e é fascinante.
Hoje foi o dia do tour guiado. O guia nos mostrou cinco dos oito monumentos considerados patrimônios da humanidade pela UNESCO. Ontem já tinha visto um, então ainda fica faltando dois.
Acordei cedo porque tinha colocado máscara de hidratação no cabelo ontem a noite, então precisava tirar hoje. Banho tomado, fui pro café da manhã. Foi bom comer fruta fresca, mas café da manhã de hotel no Brasil ganha disparado.
Passeio começou pela Basílica de São Apolinário Novo. Finalmente temos os quatro arcanjos reapresentados.

Os quatro arcanjos com Maria e Jesus 

Essa basílica sofreu muitas modificações após a construção por causa da briga entre cristãos arianos e romanos. Então alguns mosaicos foram alterados dependendo de quem estava ganhando no momento, exceto essa representação de Maria porque Maria é sagrada para todos os cristãos da época, então nunca foi modificada.

Essas tendas brancas na figura da direita eram pessoas. Ainda dá pra ver as mãos e braços das figuras anteriores.

Deus com os quatro arcanjos. Foi alterado pois a figura original de Deus segurava uma bíblia da denominação 'errada'.

Em representações antigas, Deus tinha barba e cabelo comprido. Jesus sempre foi representado sem barba e com cabelo curto. Então sempre que for Jesus, se tiver barba, é restauração feita no sec XVIII, quando o ocidente escolheu a representação de Cristo.

Teto de caixa de bombom sortido

Da basílica, seguimos para Basílica de São Vitale e mausoléu di Galla Placidia.

Basilica

Mausoleo

Tudo isso azul é lápis lazúli. É impressionante. Um negócio lindo mesmo.
Ravena mudou muito. Nessa época, o mar e o rio eram muito próximos da cidade. Vários locais foram afundados em algum momento da história. Agora, ainda tem água em alguns pontos, mas a cidade é seca, no geral.

Piso da basílica 

Basilica

Tudo estava lotado hoje. O guia informou que amanhã (segunda) tudo fecha, então hoje é o dia de ver tudo. A cidade está lotada. A maioria dos turistas parece ser de italianos, mas tem gente do mundo todo e é muita gente. O guia reclamou o tempo todo do excesso de visitantes, da falta de educação e de quem leva crianças pra esses lugares. Eu só discordo da parte de crianças. Acho que deveria haver limite de visitação diária e acho que as pessoas deveriam ser instruídas a se comportar direito.
Seguimos para o batistério neoniano e para a capela de Santo André.

Batistério
Fomos ao museu também. Não achei tão interessante, mas tem um monte de pedaços de história. Espero não ficar mal acostumada ou nada mais vai ter graça pra mim.
Aliás, o guia falou um negócio que eu já estava pensando desde Londres. Qualquer visita lá é caríssima e são uns negócios que não valem nada a pena. As igrejas na Irlanda não valem a pena serem visitadas, lamento. E tudo custa 20/25 euros. Aqui, a igreja de ontem que me fez chorar custou 5 euros. A visitação de todos os locais de hoje foi 12 euros (com o guia, 28). Se eu tiver a oportunidade de voltar pra Inglaterra, vou pensar bem se vou querer pagar pra ver certas coisas. Se não tiver meu total interesse, não pagarei pra ver.

Vai cuspir bola de pelo.

Na volta pro hotel parei pra tomar sorvete na mesma sorveteria de ontem, Gelati Allegri.

Tangerina (sentiram o problema) e amarena
Tangerina e Ruibarbo

E assim foi-se o dia.

Escrito em 14/4/24.


4 comentários:

Sônia disse...

Tudo lindo!

Vera disse...

Tanta história e beleza de obras ricas em detalhes que você está tendo a oportunidade de ver, de está presente, vivenciando, vibrando. É muito lindo para uma jovem que busca conhecer e valorizar a história desde os princípios. Ainda repassa em textos e fotos de uma forma bonita e muito clara. Parabéns! Muito sucesso na sua caminhada 🫶

Carolina disse...

Lindo mesmo

Carolina disse...

Obrigada, tia. Tá sendo uma viagem incrível mesmo.