terça-feira, 16 de abril de 2024

Eu vou lembrar?

Saindo da estação de trem de Ravena


O dia começou cedo. Dormi muito mal porque o pessoal do quarto estava muito agitado e do lado de fora a festa tava comendo solta, sem contar a dor. Então quando acordei, só queria sair fora logo e seguir meu caminho. Arrumei minha mala e fui pra parada de ônibus.
Eu preciso ver um jeito de diminuir minha bagagem, mas parece que só aumenta e eu tenho só umas 3 mudas de roupa. Mas é isso, direto pra parada carregando mala, mochila e sacola. Peguei o trem mais cedo do que havia planejado e segui pra Ravena. Viagem rápida, 1h e pouco. Gostei de Ravena de cara, ainda estava arrastando mala até o hotel, mas a impressão foi boa.
No hotel, deixaram que eu fizesse o check in mais cedo e foi ótimo. Acabei tirando um cochilo. Acordei 13h e fui pra rua. Estou numa área muito boa, bem dentro da praça principal. Tudo está a poucos minutos de caminhada.

Pizza sem queijo é um negócio meio triste, mas tava gostoso.

Parei pra comer essa fatia (não é tão grande quanto parece), só pra não ficar com fome, mas não estava com muita vontade de comer pizza e hoje é só o quarto dia na Itália.
Tinha uma sorveteria (Gelati Allegri) e lá fui eu pro primeiro do dia. Delicioso. O cara da sorveteria foi uma simpatia. Falou até em espanhol (sim, ainda estou falando em espanhol) comigo. Sou uma fraude.

Gianduia e amarena 

Daí fui pra informação ao turista pegar umas dicas e consegui para amanhã um tour guiado pelas principais atrações na cidade. Adoro tour guiado.
Essa cidade tem vários sítios que são patrimônio da UNESCO. São igrejas bizantinas com seus mosaicos lindíssimos. Eu vim pelo túmulo do Dante, mas claro que vou aproveitar tudo. Se estavam cansados dos góticos, agora teremos bizantinos e românticos.
Como a maioria dos passeios será amanhã, decidi visitar hoje a única que fica fora da cidade e precisa pegar ônibus.

Basilica de São Apolinário em Classe

Interior

Ela é impactante. Acho que nunca chorei vendo algo feito por humanos até hoje. Dei uma choradinha, sim, talvez esteja sensível. A igreja foi consagrada em 549. Não sei se isso significa que já estava construída, mas imagino que sim. Essa igreja já viu coisa demais. Já foi pilhada algumas vezes por causa do mármore. Ainda sobrou uma parte do piso antigo, mas a maioria foi tirada.

Piso antigo de mosaico

Os arcos e colunas 

A parte de trás 

O mosaico principal no altar 

Na minha casa, já decidi que vou fazer pelo menos uma parede de mosaico, quero nem saber.
Logo em cima da cruz tem uma mão. A mão de Deus. Só notei depois de sei lá quanto tempo observando. Acabou que precisei sair pra rir porque, com todo respeito, ficou engraçado demais a mão lá sozinha. No mosaico na minha casa colocarei partes aleatórias de corpos. Vai ficar bom também.
Nas laterais do semi círculo, tem mosaico dos anjos Miguel e Gabriel, cada um de um lado. Nada do Rafael e Uriel. Esquecidos no churrasco.
Passei mais tempo que o normal por lá porque queria ver tudo. E fiquei me perguntando o que irei lembrar. Não lembro nada do show do Liam. Nada. Um monte de coisas já saiu da minha memória. Será que vai ficar alguma coisa? Espero que o blog me ajude a lembrar até o que não contei por aqui. Passei muito tempo pensando enquanto esperava o ônibus e isso nunca é bom.
Voltei pra Ravena e passei por uma sorveteria.

Limão e iogurte com cereja (tipo amarena)

Voltei para o hotel 18h30 com toda a intenção de sair pra jantar (os restaurantes só reabrem às 19h), infelizmente menti pra mim mesma.
Vou dormir com fome, mas aqui tem café da manhã, então não vai ser tão ruim.


Escrito em 13/4/24.





Nenhum comentário: