quarta-feira, 3 de abril de 2024

Um dia de turista

Em Giants of Causeway


Hoje foi o primeiro dia desde que pisei os pés nessas ilhas que me senti turista pra caramba.
Foi um dia lindo de sol com temperaturas confortáveis então não tinha um ser humano dentro de casa. Todas as pessoas foram pra rua e tudo ficou lotado.
Minha primeira parada foi em Dark Hedges. Na série Guerra dos Tronos, quando a Arya segue o rumo dela, ela passa por uma estrada com árvore que formam um túnel. Essa aí embaixo. Então, do dia pra noite, um pedaço de estrada na pqp da Irlanda do Norte virou atração turística.

Essas pessoas atrapalhando minha foto.

Como podem ver, muitas árvores caíram. Já estão replantando, mas vai demorar muito pra conseguir recuperar tudo. As originais foram plantadas em 1775, então vamos aguardar que vai dar tudo certo.
Essa avenida virou ponto turístico desde o episódio. A área foi visitada por milhares de pessoas. Todo turismo é predatório. Não tem como se enganar. Quanto mais gente em um lugar, mais degradado ele será. De lá pra cá algumas providências foram tomadas. Principalmente, fecharam a pista para automóveis. Nada de carros ou ônibus podem passar por aí, apenas pedestres. E agora os caras mostram que não são trouxas (mas turista é): proibiram a passagem de carros e fizeram um estacionamento cobrando 5 libras por carro. Não tem um banheiro pra contar história, só a catraca cobrando dinheiro. A propriedade é gigante. Acho que o hotel já existia antes da série, mas agora tem um café, hotel, estacionamento e a parte de fazenda mesmo. Devem estar ganhando muito dinheiro. Mas isso é o que dá pra fazer pra evitar a degradação humana. A natureza, por outro lado, é indomável. Os ventos são responsáveis pela derrubada de praticamente todas as árvores que caíram.

E foram muitas.

Bem, eu achei legal. Quero ir há muito tempo e agora fui. Pra quem é fã da série, acho que vale a pena (GRRMartin, ainda estou esperando os últimos livros. Eu acredito!).
De lá, segui pra Giants of Causeway. Não é minha primeira vez em Causeway. A primeira vez que fui, em 2015, fui de ônibus de turismo. Passei mal (odeio ônibus desse tipo). A vizinha de poltrona, uma mulher dos EUA, me ofereceu um remédio (gente, não aceite drogas de estranhos). Aceitei. Daí pra frente minha memória é uma confusão só. Eu não entendi o que o guia falou. Não entendi o que estava acontecendo. Só sei que fui por uma direção e não vi de fato o Causeway. Dessa vez, completamente sóbria, entendi tudo o que estava acontecendo. Paguei pra entrar direitinho. Fui com a guia explicando toda a geologia da área e depois fiz as caminhadas.

Cheio de gente em todos os lugares

Obviamente que essa formação rochosa é formação vulcânica, mas existe a história folclórica: dois gigantes brigavam um com o outro. Um estava na Escócia e o outro na Irlanda. O gigante da Irlanda construiu o Causeway pra atacar o da Escócia enquanto ele dormia, mas chegando lá percebeu que o outro era muito maior que ele, então voltou correndo pra Irlanda. O escocês o seguiu até a Irlanda. Pra fugir do maior, o menor se fingiu de bebê. Num dado momento, o 'bebê' mordeu o escocês, que pensou 'se o bebê é assim, não quero ver o pai' e fugiu de volta pra Escócia. Pra evitar ser seguido, destruiu o Causeway, ficando uma parte na Irlanda e outra na Escócia, sem se ligarem.

Detalhes da formação

Um excelente dia para geólogos

Não tem como reclamar de um dia assim

Parece que eu estava só, mas estava lotado de gente

As pessoas no começo da caminhada e eu no final 

Depois disso fui pra Derry (só soube que Derry existe por causa da série da Netflix. Você já assistiram? Assistam Derry girls!). Não deveria ter ido. Muito difícil dirigir em cidade e eu já estava cansada o suficiente. Agora é esquecer a experiência pra não sair traumatizada amanhã.
Segunda feira é feriado e está programada uma manifestação dos republicanos. Ano passado foi meio violento. Já não estarei aqui. Eu espero viver o suficiente pra ver a Irlanda unificada.

Talvez seja difícil de ver, mas é uma bandeira da Palestina e outra da União europeia.

Derry está coberta de bandeiras da Palestina e textos em gaélico que dizem com todas as letras que eles (os irlandeses) são a Palestina. Eles viveram a violência da colonização e não se esquecem.
Bem, espero que a manifestação pela liberdade da Irlanda ocorra pacificamente. Se manifestar não é crime. Ano passado as forças policiais pensaram diferente e causaram caos.
Amanhã estou pensando em parar o carro num estacionamento e andar tudo o que conseguir. Não quero dirigir em cidade!
Amanhã é meu último dia por essas bandas. Segunda estarei em Dublin de novo.

Escrito em 30/3/24.



2 comentários:

Vera disse...

O bom é que você comanda os passeios, horários. Ri muito com a história da sua primeira viagem por essa cidade, quando a estranha lhe deu um remédio. Que bom que você está aí agora, aproveitando com todo vigor. Muitas bençãos 🥰🙌

Carolina disse...

Gosto muito de viajar só porque faço as coisas no meu tempo mesmo. Melhor coisa. Esse dia do remédio foi tenso. Nunca mais tomei remédio de estranhos.