domingo, 14 de abril de 2024

Bolonha

Cristo morto.


Cheguei ontem, que já era hoje, em Bolonha. Precisei pegar táxi porque estava tarde demais e o check in era até meia noite. Não sabia se daria tempo de chegar de ônibus. Não daria. De táxi, cheguei no limite.
Quando fui pro quarto, todo mundo ainda estava acordado. Foi bom porque meu barulho não incomodou ninguém, mas me deixou preocupada pelo tipo de albergue. Mais um albergue de festa?
Pessoal super simpático. Só a francesa que estava fedendo. Tem gente que vive os esteriótipos.
Dormi muito bem pra minha surpresa e consegui aproveitar bem o dia. Em Bolonha, meu objetivo é tomar tanto sorvete quanto eu conseguir. Não consegui tanto hoje, infelizmente.
Primeiro queria ver a igreja de São José. Como passaria pela praça central, já teria uma ideia da cidade.

Mobilização das centrais sindicais contra as mortes no trabalho.

Chegando lá, mobilização popular. Já era hora do almoço, então, além dos manifestantes, tinha muita gente. Estudantes de todas as idades (dos 5 aos 17 anos) em visitação guiada com seus professores ocupavam várias partes da praça e seus monumentos.

Basílica de São Petrônio

Andei por todas as vias e achei a primeira sorveteria: Venchi. Achei delicioso.

Chocolate com avelã e creme com caramelo queimado

Continuei andando porque ainda queria chegar na igreja de São José. Amei a vibe da cidade. As ruas, as lojas, os prédios velhos. Tudo muito bonito.

O que mais gostei foi teto. Cada teto bonito. E os arcos. Lindos arcos.

Bem, passei tempo demais olhando pra teto. Cheguei na igreja de São José e estava fechada, então dei viagem perdida.
Resolvi parar pra comer. Meu objetivo nessa viagem é comer apenas, exclusivamente, pizza e sorvete. Então o almoço/jantar seria pizza.

Pizza de cogumelo.

Parei no primeiro restaurante na minha frente e sem motivos pra arrependimento. A pizza estava deliciosa. Quando dei a primeira mordida e a massa fez crec até me emocionei.
Logo do lado tinha uma sorveteria. Eu não tava com fome, mas não ia deixar passar. Era a La Sorbetteria Castiglioni.

Sorvete de maçã verde.

Segui andando porque agora era hora de rezar pela minha alma. Voltei pra área da praça central.
Entrei na primeira igreja no meu caminho. Era a Santa Maria della Vita. Coloquei o pé dentro e fiquei maravilhada. Que negócio imponente.

O teto 

O altar 

Na igreja, há duas áreas que só podem ser acessadas com ingresso, então comprei.

Outro teto
Altar

Teto

Escultura de Alfonso Lombardi 

Essa escultura é do enterro de Maria. Um sacerdote tenta destruir ou pegar o caixão e um anjo desce para atacar o agressor e proteger o corpo de Maria.
Na outra área está a escultura de Niccolò dell'Arca de Jesus morto. Achei aterrorizante. A boca semi aberta de Jesus vai me causar pesadelos.

Jesus Morto 

Depois segui pela cidade. O albergue onde fiquei era um pouco longe do centro. Dava pra andar tranquilamente, mas decidi que amanhã irei de ônibus. Preciso aprender a pegar ônibus de qualquer forma porque vou de trem pra próxima parada e preciso pegar ônibus até a estação, então já resolvo as duas coisas. Pelos planos iniciais, amanhã teria que fazer o check out, mas pedi pra ficar um dia extra. Não daria pra ver tudo em um dia inteiro apenas.


Escrito em 11/4/24.

Nenhum comentário: