sábado, 6 de abril de 2024

Igrejas

Catedral de São Patrício


Hoje foi dia de Igreja. Visitei três. Todas muito próximas uma das outras. Nenhuma era igreja católica, pra minha surpresa. Todas foram católicas em algum momento na história, mas hoje não são.
Comecei pela Catedral de São Patrício. Fiquei horas por lá observando o teto, os vitrais, o piso e as formas. O piso é uma das minhas partes preferidas nas duas primeiras igrejas que fui. Lindíssimos.

Minha casa vai ser assim. Será que fica caro?

Depois segui pra Catedral da Santíssima Trindade. O nome em inglês é Christ Church Cathedral, mas o panfleto em português vinha com o nome de Santíssima Trindade. É muito bonita. A St Patrick's é tão grande que chega a ser um pouco opressora. A da Santíssima Trindade é menor, mas a sensação estranha é muito maior lá. Não sei por quê, mas me sinto desconfortável nela. Aliás, é a segunda vez que visito essas igrejas, a primeira foi em 2015, e a sensação é a mesma.


Nessa Catedral está o coração mumificado de São Laurence O'Toole. O coração está dentro de uma forma em formato de caricatura de coração. Nessa hora que você vê que não é uma igreja católica. Quando que uma igreja católica gótica ou neogótica teria um coração mumificado de um santo guardado em forma? Jamais. Se fosse católica, o coração estaria exposto. É uma das coisas que mais gosto na Igreja Católica: a estética é um pouco mórbida. Santidade sempre vem acompanhada de humanidade. Nada mais humano que carne. Todos os pedaços de Santos espalhados em igrejas pelo mundo não me deixam mentir.
Essa igreja tem uma cripta que foi usada pela série The Tudors nas filmagens. Tem muita gente enterrada aí.

Próxima Igreja foi a St Audoen. É uma igreja que já foi meio destruída e agora está meio recuperada. Nunca recuperaram tudo. É a mais simples. Fui lá porque tava no caminho e era de graça.

O teto foi todo recuperado, mas não está em acordo com o que era na época. Achei isso ruim. Pra mim, é estranho demais ver igreja que fecha durante o dia. Não tenho certeza, mas no Brasil as igrejas sempre estão abertas pra qualquer um entrar. Aqui, as igrejas que não são de visitação só abrem em horário de missa. Nunca vi isso. Sempre entrei em todas as igrejas no meu caminho em todos os países que visitei e sempre estiveram abertas. Essas três que fui são de visitação, então estavam abertas.

Em St Audoen, existe uma pedra da sorte. Eu passei a mão dela sim. Tô precisando de um pouco de sorte. Tenho até vergonha de reclamar considerando todas as coisas que estou vivendo, só não queria que terminasse antes do planejado. Tô tentando encontrar paz e resignação. O que vier, virá para o meu benefício. De resto, não posso fazer nada. Mas queria muito terminar o que vim fazer.

A parte que mais gostei em St Audoen é a parte sem teto. O arco é lindo.
O dia estava muito bonito. Talvez fosse dia de visitar parque e jardim, não igreja. Nunca sabemos se o dia seguinte será de chuva. De qualquer forma, foi um excelente dia. Andei bastante. Peguei ônibus vazio, que é sempre sucesso. E é isso aí. Tô só esperando roupa secar (pode demorar alguns dias) e sigo pra próxima parada.
Vou tentar aproveitar o máximo possível, como literalmente todo mundo está falando e que eu adoraria saber o que significa, antes de voltar.

Escrito em 2/4/24.





Nenhum comentário: