sábado, 29 de junho de 2024

Ainda descansando

Terma Romana 


Dormi muito bem. Não precisei levantar pra tossir nenhuma vez. Ainda estou com tosse, mas já está de final. Decidi passar o dia tranquila também hoje.
De manhã, fiquei batendo papo com as meninas do quarto. Uma delas é dos EUA. Ela já disse que não posso falar crise de meia idade, que gosta de exploração de meia idade, mas que prefere extravagância de meia idade. Eu tô amando os novos termos. Essa guria é meio bruxona. Apesar de ser branca espiritual tilele, não tem vibe de branca espiritual tilele. Tem vibe de bruxona mesmo. Depois de um tempo conversando, ela tirou as cartas pra mim. Foi impressionante como fez sentido. Não sei quais cartas ela usou mas lembro o jogo: fuinha, sereia e satisfação. A leitura também foi muito interessante. E depois ela foi embora.
Em qual hotel uma estranha ofereceria pra jogar cartas pra você? Isso é a beleza do albergue. Quando é bom, é ótimo. E esse grupo é ótimo. Tudo nesse albergue até o momento foi maravilhoso. Recomendo demais pra quem vier pra Bath.
Depois fiquei batendo papo com a brasileira que trabalha aqui. Devo estar com a garganta ótima com tanto bate papo. Tudo pra compensar os momentos de tensão no albergue de Glasgow. Bem, falei que queria andar pela cidade hoje a tarde e ela sugeriu um tour gratuito da prefeitura. Fui. Excelente! Os guias são voluntários, moradores daqui, gente que cresceu aqui. Bath é reconhecida pela sua arquitetura e meu guia parecia um apaixonado pela cidade. Talvez seja a melhor forma de conhecer um lugar: guiada por um apaixonado. Se custasse dinheiro ainda teria valido a pena, mas foi de graça.

Royal Crescent
Circus
Circus
O tour durou pouco mais de duas horas e finalizou na mesma praça onde começamos: na frente da Abadia e da Terma Romana.
Sabia que a Terma fechava 17h, era 16h10. Aproveitei pra passar lá também. Perguntei pro segurança se ainda podia entrar, ela me mandou pra uma fila e pediu pra esperar. Depois perguntou se era só eu e me deu um ingresso. Estava com o cartão na mão e ele mandou guardar. O cara me poupou 27 libras. Achei um grande presente.

Termas Romanas de Bath 

As termas são lindas. A visita dura mais de uma hora porque é tipo um museu então tem tudo sobre as águas e sobre a construção, tanto o período romano quanto o período de reabertura, já no século XIX.
Pela cor, dá pra ver que não dá mais pra nadar nessa água. Numa parte do museu, o fedor é absurdo. Certamente tem relação com os minerais. Parece um cheiro de enxofre abafado. Horrível. Essa formação de algas e os minerais não são apropriados para humanos, mas ninguém falou que não pode beber.

'Se não puder ser curado bebendo ou nadando aqui, eles nunca serão curados em lugar nenhum'

Brincadeiras a parte, tem uma parte do tour que tem uma fonte de água potável e eles deixam os copinhos pra quem quiser provar. A água é morna e tem um gosto meio desagradável. Tomei dois copos pra ter certeza que era ruim mesmo e era. Vamos ver o poder da água de Bath.

As termas foram construídas pelos romanos no século primeiro. Após uns 400 anos de ocupação, decidiram sair da cidade. As termas ficaram abandonadas por séculos. Em 1600 e alguma coisa um sujeito resolveu transformar Bath no destino da aristocracia britânica. É graças a visão desse cara que Bath existe da forma que existe. Outras termas foram construídas a partir dessa data. Essa que visitei hoje só foi reaberta ao público no século XIX, quase XX. Todos sabiam da existência, mas tinha que escavar... Bem agora está assim, pode ser visitada, mas não pode tomar banho.
Depois desse passeio, fui jantar e tomar sorvete. Ontem tinha tomado só sorvete rosa. Achei apropriado tomar só sorvete azul hoje.

Framboesa e chiclete 

Tomei banho, mas não lavei o cabelo. Estou escrevendo deitada debaixo das cobertas torcendo pra não ter forçado demais. Espero que a tosse continue regredindo, mas no momento estou tossindo de novo.
Foi um excelente dia, espero não ter prejudicado minha recuperação.

Escrito em 28/6/24.

Nenhum comentário: